Foto: Os 11 trabalhadores do Rockefeller Center é real?

Um pouco de história do tempo em que não se falava em EPI, EPC, PCMAT, ...

Os 11 trabalhadores do 

Rockefeller Center

Trabalhadores do Rockefeller Center
A famosa foto dos 11 trabalhadores almoçando, conhecida como “Lunch atop 
skycraper”. Fotos: © Bettmann Corbis. New York, 1932.

A foto não foi a única tirada naquele dia de 1932, porém foi a que ficou conhecida mundialmente. A fotografia retrata onze homens almoçando, sentados em uma viga com os pés balançando 256 metros acima das ruas de Nova York. Todos os trabalhadores retratados não estão protegidos por qualquer dispositivo de segurança; simplesmente estão soltos, almoçando felizes em cima de uma grande viga. A imagem supostamente fora tirada em 20 de setembro de 1932, no 69º andar do Edifício RCA durante os últimos meses de construção do arranha-céu.

Após alguns anos em circulação, algumas pessoas começaram a suspeitar da veracidade da fotografia de Ebbets, pois parecia difícil acreditar que 11 pessoas ficassem sentadas em uma viga do Rockefeller Center almoçando, numa altura daquelas.

Charles Ebbets
Foto de Charles Ebbets no dia em que fez a famosa foto dos 11 trabalhadores almoçando sentados 
sobre uma viga suspensa na altura do 69° andar do arranha-céu Rockefeller Center, em 1932.

Posteriormente algumas autoridades em fotografia e estudos iconográficos, como Ken Johnston — diretor de fotografia da agência Corbis—, atestaram a autenticidade da imagem famosa. Uma das explicações, além dos detalhes técnicos da imagem, se baseia no fato de que, à época, em meio à Grande Depressão, havia pouquíssima oferta de trabalho. Exatamente por isso as pessoas acabavam aceitando qualquer trabalho, mesmo que não fosse plenamente seguro, ou fosse desprovido de fiscalização e dispositivos de segurança.

Dormindo depois do almoço
Foto: © Bettmann Corbis. New York, 1932.

As belas imagens daquele dia rodaram o mundo e hoje são conhecidas pelos amantes de História e de fotografias históricas. Contudo, poucas pessoas conhecem o rosto de Charles Ebbets, o fotógrafo tão corajoso quanto aqueles 11 trabalhadores do Rockefeller Center. Atualmente, muitas pessoas ainda contestam tanto a veracidade da imagem, bem como a autoria ser de Charles Ebbets.

Trabalhadores dormindo depois da famosa foto Lunch Atop ser tirada
Foto: © Bettmann Corbis. New York, 1932.
Referência:
– “Clássicos desvendados: Lunch Atop a Skyscraper (1932), por Charles C. Ebbets“. ESPM, 2012.

 

Foto de trabalhadores almoçando em uma 

viga nas alturas é real?

Real ou montagem?

A foto que mostra 11 trabalhadores sentados em uma enorme viga de aço, almoçando tranquilamente a 256 metros de altura (sem cintos ou qualquer outro equipamento de segurança), foi tirada no dia 20 de setembro de 1932, no 69° andar do que viria a ser o edifício RCA no Rockefeller Center, em Nova York.
Edifícil RCA no Rockfeller Center - Nova York
Edifício RCA no Rockfeller Center – Nova York (foto: Wikipédia)

No dia 2 de outubro daquele ano, o jornal New York Herald Tribune publicou a foto, tornando-a um dos ícones da fotografia moderna.

Vários donos

Porém, por mais de 6 décadas, a fotografia ficou sem autoria! Muitos atribuíam a imagem ao fotógrafo Lewis Hine, que ficou conhecido por documentar, em 1931, a construção do Empire State Building. No entanto, após uma investigação privada a pedido da Corbis, foi dada a autoria a outro fotógrafo chamado Ebbets Charles.
Os direitos de uso dessa imagem já foram vendidos mais de 100 vezes nos últimos 10 anos, segundo a Corbis.
Outra reviravolta sobre a “paternidade” do instantâneo aconteceu perto do aniversário de 80 anos dessa fotografia. De acordo com a agência de notícias Reuters, como havia vários fotógrafos no momento em que a foto foi tirada, qualquer outro poderia ter feito o clique e, inclusive, a construtora possuía seu fotógrafo próprio. Por essa razão, a imagem voltou a ficar sem créditos (mas continua sendo propriedade da Corbis).

A imagem é real, mas…

Depois de mais de 70 anos, historiadores descobriram que a cena foi montada e que tudo não passou de um excelente golpe de marketing promovido pelo pessoal do Rockefeller Center para divulgar a construção do prédio da RCA.

Segundo Ken Johnston – historiador chefe da Corbis Images (que detém os direitos dessa foto) – em entrevista ao jornal Independent, cada um dos operários foi colocado ali sobre a viga, obedecendo às ordens de vários fotógrafos, de modo a parecer que está tranquilo em seu “merecido descanso”.

Outras fotos foram feitas no mesmo dia mostram os trabalhadores em posições diferentes.

Os publicitários “pira” na foto

O blog francês Vive La Pub podemos ver diversas campanhas de marketing que se utilizaram da ideia dessa imagem para vender produtos e/ou serviços.
Lego - 2006 (foto: divulgação)
Lego – 2006 (foto: divulgação)

Sony - 2007 (foto: divulgação)
Sony – 2007 (foto: divulgação)

Documentário

Assista também a um trailer do documentário “Men At Lunch” (Homens no Almoço), que foi exibido durante o TIFF Festival em setembro de 2012:



Conclusão

A imagem é real e apesar da cena ter sido montada, de fato os operários se arriscavam todos os dias para construir os enormes arranha-céus de Nova York.